Nos últimos anos, sob o comando do deputado federal Juscelino Filho (DEM-MA), o Democratas-MA tornou-se um dos partidos mais fortes no Estado com grande protagonismo político.

O fortalecimento do DEM-MA é visível ao constatar que, atualmente, a legenda possui a terceira maior bancada da Assembleia Legislativa do Maranhão. Ao todo, o partido possui cinco deputados estaduais: Andreia Rezende, Antônio Pereira, Daniella Tema, Neto Evangelista e Paulo Neto.

Dos democratas eleitos, apenas Andreia Rezende e Daniella Tema estão em seu primeiro mandato. Os demais foram reeleitos.

Dos deputados do DEM na Assembleia Legislativa, Neto Evangelista foi quem obteve mais votos nas eleições de 2018: 49.480. Na sequência, vem Andreia Rezende (47.252), Paulo Neto (41.765), Daniella Tema (40.541) e Antônio Pereira (37.935).

Cargos

Além de ser o terceiro maior partido com representatividade na Assembleia, o DEM ocupa cargos importantes nesta legislatura. A deputadas Andreia Rezende e Daniella Tema fazem parte da Mesa Diretora da Casa. Elas são a primeira e quarta secretária, respectivamente.

Já o deputado Neto Evangelista é o presidente da Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania, uma das mais importantes da Casa.